Doce mais doce não há!


Haverá alimento mais versátil e rico que a batata-doce? Não sei se existe, no entanto tenho a dizer-vos que é um alimento coroado com o título de superalimento. Essa distinção foi-lhe atribuída por ser detentora de características nutricionais ímpares.

Este tubérculo pode ser encontrado em variadíssimos pratos tradicionais portugueses, mas é nas dietas alimentares mais alternativas que iremos encontrar as formas mais criativas de explorar este alimento.

Uma vez que é um alimento doce e isento de glúten encontramos uma diversidade enorme de receitas tais como: pão de batata-doce, caril de batata-doce, bolos de batata-doce, panquecas, sopas, cremes, mousse de chocolate, eu sei lá…

Para quem tem mais dificuldade em cozinhar, não só deixo aqui no blogue uma receita, como também algumas dicas de como ter uns palitos de batata-doce estaladiços e muito saudáveis.

Delicie-se com esta maravilhosa receita!

Palitos de batata-doce com paprika fumada e ervas da provença

500g de batata-doce em palitos finos
2 c. de sopa de azeite virgem
2 c.  de sopa de farinha de araruta
1 c.  de chá de alho em pó
1/2 c.  de chá de paprika fumada
1c. de café de pimenta preta
1 c. de chá de ervas da Provença
flor de sal q.b.

Coloque as batatas numa tigela grande com água fria e reserve por 30 minutos. (este processo retira o excesso de amido e torna as batatas mais crocantes).

Pré-aqueça o forno a 220C°.

Forre um tabuleiro grande com papel vegetal.

Escorra as batatas e seque muito bem com um pano limpo. Depois de secas coloque os palitos novamente na taça limpa e regue com o azeite e massagem para distribuir bem o azeite. (ao envolver bem o azeite nas batatas, irá verificar que não necessita de muito)

Numa tigela pequena, misture a farinha de araruta, o alho em pó, a paprika fumada, a pimenta preta e as ervas da Provença. Distribua a mistura uniformemente sobre os palitos e misture até que as batatas estejam revestidas uniformemente.

Espalhe as batatas no tabuleiro e certifique-se de que os palitos não se sobrepõem (só assim é que cozinharão uniformemente). Leve ao forno por 15 minutos e vire as batatas.
Asse por mais 10 a 15 minutos ou até as batatas ficarem crocantes e começarem a dourar.
Retire do forno e polvilhe com a quantidade de flor de sal que desejar e deixe descansar por 5 minutos.

Sirva os palitos de batata-doce quentes.

Comments 0

Deixe uma resposta

PortugalEnglish