Piza de salmão fumado, rúcula e alcaparras

Base da piza

15g de fermento fresco
1 c. de sopa de geleia de arroz
300ml de água morna
250g de farinha de espelta
250g de sêmola de trigo
15g de sal marinho fino

Cobertura da piza

100ml azeite de alho (aquecer o azeite a baixa temperatura com um dente de alho laminado)
1 cháv. de rúcula lavada e seca
1 c. de sopa de alcaparras
Queijo parmesão ou outro queijo duro de sua preferência q.b.

Preparação:

Para preparar a base da piza comece por colocar a água, o fermento e a geleia de arroz numa taça, e mexa até conseguir dissolver por completo o fermento e a geleia.
Coloque a farinha, a sêmola e sal numa outra taça grande e misture bem.
Abra um buraco no centro da mistura de farinhas e coloque a água, comece por misturar muito bem com um garfo até ter uma mistura granulosa.
Vire toda farinha na bancada e amasse muito bem até conseguir uma textura elástica, se necessitar pode juntar um pouco mais de farinha ou água (este processo pode ser realizado numa batedeira de bancada com um gancho para massas).
Cubra a massa com um pano e deixe levedar a massa até duplicar o seu volume (Nesta fase é muito importante evitar correntes de ar no local de confeção).
Salpique um tabuleiro de forno com farinha e reserve.
Assim que a massa tiver duplicado o seu volume, volte amassa-la muito bem e estenda-a como formato que quiser, sob o tabuleiro enfarinhado e deixe levedar novamente até ter duplicado o seu volume.
Preaqueça o forno a 240ºC.
Assim que a massa estiver levedada pincele-a com o azeite e leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até ficar levemente dourada.
Depois de pronta a base, distribui-se a rúcula, as alcaparras e o salmão pela base e finaliza-se com lascas de queijo parmesão e um pouco de azeite extra virgem.

Comments 0

Deixe uma resposta

EnglishPortugal